Pesquisar este blog

segunda-feira, 16 de julho de 2012

E NO BANHEIRO.....

Mããããee qué faze totooo.

Vamos filha

Passa 10 minutos.... filha já acabou?

Não

Passa 15 minutos.... filha já acabou?

Não
( e o trem saindo mesmo)

Passa 20 minutos.....acabou Melissa?

Não

Passa 30 minutos.....Acabou?

Não

Tchau eu vou lá no parque e você vai ficar aí!!!
(pressão psicológica)

Limpaaaa mãe!!!

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Você já ouviu falar de terrible two?

Eu já tinha ouvido falar mas nunca tinha lido nada a respeito até que devido a  algumas situações aqui em casa resolvi procurar saber melhor.
Lendo por aí vi que é a fase em que a criança percebe que tem escolhas e que não precisa acatar tudo que os adultos lhe ordenam, é quando começa os NÃOS da vida.


"A maior parte das crianças passa por essa fase do NÃO entre um e dois anos e meio de idade. A criança inicia balançando a cabecinha como sinal de não e depois de um tempinho já é capaz de verbalizar essa fala, e aí é NÃO para tudo.
Parece desafiar a autoridade dos pais e essas negociações entre pais e filhos muitas vezes acabam em birra, que não é nada mais do que uma oposição ativa. Esses “nãos” acontecem ou porque os pais querem que a criança faça uma coisa, como por exemplo tomar banho e ela não quer, ou porque elas querem fazer algo contrário ao que os pais deixam (assistir TV), enfim, as birras podem acontecer de diversas maneiras."fonte


Aqui em casa o negócio chegou chegando, e já faz um tempinho, bem antes do two. Primeiro ela resolveu simplesmente parar de comer, do tipo quero passar fome mesmo e daí.
Beleza!?!
Depois começou a provar que tem personalidade forte mesmo, do tipo quero ver quem aguenta....
Gente, dizer que NÃO quer por o sapato, que NÃO quer tomar banho, que NÃO quer comer, é fichinha´perto das situações que tenho passado.
Basta contrariar, pronto, corre que o bicho vai pegar.Com as características de rolar no chão e gritar até nossos tímpanos estourar.
Uma vez no mercado a lindinha estava correndo pra lá e pra cá e eu atrás enquanto meu marido passava as compras no caixa, quando ela resolve entrar em uma sala de funcionários, eu fui lá busquei ela e levei até o carrinho de compras dizendo que não era pra sair dali, aí pronto, ela resolveu deitar no chão e rolar pra lá e pra cá OK! Eu fingi que não estava nem vendo, quando fui pegá-la no colo para ir embora aí ela quis mostrar que tem pulmões fortes e saudáveis e começou a gritar como louca, como se alguém estivesse matando a danada, o mercado inteiro parou para olhar todo mundo olhando para nós, eu fiquei azul de vergonha.
E por aí vai.
Em casa é a mesma coisa, mas minhas atitudes são: quandso ela resolve dar showzinho eu deixo ela sozinha e converso que quando ela resolver se acalmar eu volto, ela se acalama ( depois de um tempo) daí começa a me obedecer e escutar o que eu digo.
Quando não aceita o meu não eu converso bastante , e se faz alguma arte eu mostro porque está errado.Não é fácil, tem que ter muiiita paciência, eu espero que esta fase passe e que eu consiga reverter todas as suas birras fazendo com que ela compreenda que não chegará a lugar nenhum com isso, porque já li e também já vi que quando os pais resolvem fazer todas as vontades do filho por não saber lidar com suas birras, acaba virando um cículo vicioso que não acaba nunca.
Em casa a Mel já mostrou que tem personalidade e não é de agora, e nesta etapa em que elas percebeu que pode dizer o que não quer e o que prefere ela está botando as asinhas de fora rsrs, mas eu preciso mostrar a ela que muitas vezes suas vontades estrapolam, e que podemos entrar em um acordo, ela já entende muita coisa, quando digo por exemplo, você vai fazer tal coisa e vai ficar sem a outra ela entende perfeitamente.
O que me foge um pouco do controle é quando estamos em algum lugar público, porque como vou ignorar suas birras e sair andando quando ela se joga no chão em um shopping por exemplo?
E parece que ela percebe este meu ponto fraco, sério!!!
Espero fazê-la compreender que ela é um serzinho com vontades sim, mas que ainda não é dona de si e ir levando, com muita calma e paciência.